Problema / Defeito na caixa de cambio PEUGEOT 307 (Automático)

9 jan

Alguns messes atrás tive um grande problema com esse defeito de fabrica desse carro (PEUGEOT 307  Automático).

Quando estava andando com o carro o mesmo deu um tranco e apresentou a seguinte mensagem no painel:

“Defeito na Caixa da Cambio”

Pesquisando na internet vi que esse problema é cronico do carro, quando passa dos 50.000km.
Junto com essa pesquisa encontrei uma solução que poderia resolver o problema.
No youtube tem uma pessoa de boas intenções que publicou o problema e como se resolve.
Segue o link do video: http://www.youtube.com/watch?v=qIywuYGwG8Y


O titulo do video: Falha no Câmbio Automático da linha Citroen e Peugeot.

Segundo o vídeo o problema se resolve com a troca dos solenoides (termo técnico dos sensores).

Pesquisando em São Paulo por um mecânico que fizesse esse trabalho encontrei valores de R$ 2.500,00 a R$ 6.500,00 (isso mesmo um cara queria 6k).
Na concessionaria eles cobram R$ 600,00 apenas para fazer o orçamento.

Mas com uma sorte encontrei um cara honesto nesse mundo, que resolveu o problema e cobrou o justo para trocar os solenoides!
Ele fez o serviço de um dia para o outro e cobrou em torno de R$ 1.200,00.
Já se passaram 90 dias e o carro está normal.

Segue os dados para quem precisar:
Clinicas dos Automáticos – Procurar por Alexandre
(11) 2376 – 0686
São Caetano do Sul – SP

site: http://www.clinicadosautomaticos.com.br/

Sua oficina fica perto da estação do trem São Caetano da CPTM.

Obs: Não vou deixar o seu endereço porque eu não tenho autorização e o mesmo também não consta no site da empresa.

147 Respostas to “Problema / Defeito na caixa de cambio PEUGEOT 307 (Automático)”

  1. caique março 5, 2015 às 2:16 am #

    78939704 estou precisando de ajudaa

    • ZEMARX março 5, 2015 às 4:24 pm #

      Colega, conforme você informa, que a meses atrás deu tranco e a informação de caixa de cambio com defeito. Mandou trocar as duas eletroválvulas e óleo do cambio? Se fez isso, dai pode ser algo mais complicado, que vai desde reprogramação/atualização do software do cambio (a atualização é feito nas concessionárias gratuitamente) até troca total do kit. Procure uma oficina especializada e de confiança, peça uma analise e orçamento, dai é só se preparar pra uma cacetada financeira. Com o meu aconteceu exatamente isso, troquei as eletroválvulas e o óleo do cambio, em uma concessionária da minha região e ficou dando trancos de vez em quando, mais só depois de quente, dai levei na Peugeot de Presidente Prudente, atualizaram o software gratuitamente e beleza. O carro é show, o que nos deixa triste é essa porcaria de cambio morto que a Peugeot introduziu nesses nossos carros. Boa sorte – Abraços, ZEMARX

  2. Marcelo maio 9, 2015 às 10:14 am #

    quanto vc cobra para arrumar o cambio al4, peujeot 307 sw, começou a apresentar defeito, troquei as solenóides ficou bom por 3 meses, começou a patinar e agora parou de vez, está parada aqui na minha chácara em itu-sp

    • Marcelo maio 9, 2015 às 10:16 am #

      Desculpa não é solenoide que trocada, é as eletrovalvulas

      • César agosto 15, 2015 às 11:26 pm #

        Solenoides e Eletroválvulas são a mesma coisa !

    • junior alves agosto 11, 2015 às 9:06 pm #

      Ola amigo na verdade conheci um rapaz aqui em itapevi na epoca ele me cobrou 5 mil e resolveu problema dei 2,500 e parcelou o resto ..perto do que eu acheio por ai .todos pediam 7 .8, 6 mil reais carissimo caso queira o contato dele amanha vejo pra vc porque devo ter o numero dele la no meu escritorio abracos

  3. Guilherme maio 11, 2015 às 11:53 am #

    Uma dúvida, após o problema, ele voltou a acontecer?

    Muito obrigado.

    • mateuscordeiro maio 11, 2015 às 7:05 pm #

      Até hoje depois de mais de 1 ano não tive mais esse problema e o carro segue normal! Já viajei com ele de São Paulo para Goiás 2x.
      São 1600 km por viagem em 10 horas sem parar!

  4. waldir pereira moreira julho 3, 2015 às 9:23 pm #

    boa noite! conhece algum profissional descende no rio de janeiro p/indicar.

  5. Jéssica agosto 6, 2015 às 3:49 pm #

    Amigo, meu carro está com o mesmo defeito. Estou pensando em comprar as peças e trocar o óleo e levar pro mecânico só colocar. Pesquisando a respeito, vi que existem dois tipos de solenoides: o de mudança e o de pressão. Quais você trocou? todos?

    • mateuscordeiro agosto 11, 2015 às 4:19 pm #

      Eu acho que foram só os solenoides e o óleo mesmo!

      • Jéssica agosto 11, 2015 às 7:56 pm #

        Obrigada! Aqui na minha cidade (Campinas) encontrei um local especializado que me informou que a cada 10 carros que aparecem com esse problema, 9 eles conseguem resolver, só trocando os solenoides e óleo mesmo. Agora quando atingiu mais coisas dentro do cambio, não tem jeito. O orçamento ficou em R$ 1.400,00. Vou fazer lá, acho que vale a pena.

  6. agnaldo junior agosto 11, 2015 às 2:55 pm #

    bom dia,

    tenho um Peugeot 307 2.0 ano 2006/ 2007, fiz a troca do óleo da transmissão, e agora o quando eu ligo o carro que engato a modo ( d ) pra sair o carro não sai do lugar. segundo a informação do meganico esta dando uma informação de patinagem da enpreagem.

    o que devo fazer?

    • junior Alves agosto 14, 2015 às 9:04 am #

      vou ver o e-mail dele ou o telefone e passo pra você abraços

  7. valdemir agosto 20, 2015 às 10:01 am #

    Bom dia tô com um Peugeot tô sofrendo muito ele liga quanto paro no sinal ele desligá quando volto no p dou partida ele não dá partida tenho que colocar no ré de ser do caro empurrar o caro p traz aí coloco no p ele pega e ninguém acha o defeito do câmbio moro em Goiânia já gastei muito dinheiro e tô ape se alguém que passou por algo semelhante mi da alguma dica obrigado

    • ZEMARX setembro 9, 2015 às 10:10 pm #

      Amigo já vi relatos de problema parecido com o seu e disseram que trocaram a chave seletora do cambio e resolveu (esse dispositivo não é caro, você encontra original, na casa dos duzentos e cinquenta reais). Tive um problema de não aparecer a indicação da posição da alavanca no painel, só um pequeno risco horizontal, além de vez em quando não da partida em P, mas coloco em N e parte. Era umidade no soquete na lateral do cambio, uma caixa onde conecta-se todos os sensores do cambio. Ou seja, devido vazamento de óleo misterioso do motor, por duas vezes mandei lavar motor por baixo e deu nessa encrenca. Claro que cada caso é um caso. Esse cambio tem vários sensores que se comunicam, cruzando informações com outros sensores através da UC do carro e qualquer detalhe anormal entre ambos, gera conflito e em muitos casos, vira caca mesmo. Vi outro caso, que era mau contato no alojamento de um certo fusível na caixa dos fusíveis. Dai esse problema gera n~ conflitos, que endoida tudo, ai os equipamentos de escaneamento podem indicar um problema que não é a causa, ou até mesmo troca de um componente sem a necessidade. Procure um profissional, o cara nesse território do cambio automático, em especial AL4. Vá a uma concessionária. Busque dois parâmetros de profissionais diferentes, pra depois partir para a correta correção. Não esqueça, esse cambio tem atualização do software e de graça nas concessionárias. Não sou mecânico, nem amigo de um, sou leigo igual a maioria de vocês, apenas tenho uma belezura dessas e como passei por poucas e boas com esse cambio, resolvi pesquisar mais a fundo. Boa sorte. Att. ZeMarx

  8. alessandro agosto 20, 2015 às 5:19 pm #

    tenho um 307 cc 2005,,,levei na peojout pra efetuar a toca das solenoides do cambio…ficou em 900 reais…..mas depois de trocada e tudo funcionando e perfeito,,,procurei saber na propria peogout….la eles nao trocao o oleo,,,,,e agora q eu faço……

  9. Mauricio agosto 29, 2015 às 3:27 am #

    Sou o segundo proprietário de um 307 Griffe 2009/2010. O primeiro dono era um juiz, muito cuidadoso com o carro. Comprei em 2013 com 66700km e agora está com 117800km. Troquei óleo preventivamente aos 78000km, pois havia aparecido a msg de erro no cambio (sem apresentar trancos). Depois de trocado o óleo, apresentou a msg mais umas 5 vezes (sumia sempre desligando e ligando o carro) e por umas 2 vezes perdeu força para sair em primeira… faz um bom tempo q nao apresentou mais esse sintoma, estou vendendo o carro pela alta km (antes q algo possa surgir), mas é uma pena, pq no resto é muito bom! Essa semana estourou amortecedor traseiro, de resto só fiz o normal (correia dentada aos 78, bieletas e barras axiais ao longo de 2 anos de utilização).

    • ZEMARX agosto 29, 2015 às 9:49 pm #

      Caro colega, tenho uma belezura dessa e pode verificar ai nas postagens, que a exemplo seu, sou também o segundo dono. Da uma olhada em tantas peças e acessórios que troquei e de lá pra cá não parou. Carro show em dirigibilidade, conforto e estabilidade, mas muito frágil na suspensão e em outras peculiaridades. Não compensa, embora seja um veiculo com tecnologia fantástica, mas é barato se levado em consideração o valor que se paga em um veiculo desses, equiparando com Toyota, Honda do mesmo ano, etc. Pra finalizar, o pós venda desses carros é um desastre. Pra ter uma ideia, nem a concessionária Peugeot arisca uma valorização mais justa. O meu é um Top, 2007/Gasolina/2.0/16V/Completo/Automático/Banco couro,/manuais/chave reserva/Cor preta,/140.000KM etc. Estou tentando negociar ele e pelo que estão me oferecendo, estou chegando a conclusão que é melhor vender para um ferro velho, mesmo estando bom de motor, de cambio, pneus e amortecedores trocados recentemente, todas as manutenções após a garantia atestada e confirmada com notas fiscais (na maioria, peças compradas genuinas). Quem souber qual o procedimento para venda ao um ferro velho (por não está sinistrado) com toda documentação em dia, favor postar aqui para avaliar e contatar algum. Atenciosamente. ZeMarx

  10. Mauricio agosto 29, 2015 às 3:30 am #

    Ah, esqueci de dizer q a correia dentada (com tensor e rolamento) saiu 700 e a troca de óleo da caixa AT saiu por 280… troquei recentemente discos dianteiros (saiu 400 com pastilha, pelo q vi deve ser paralelo).

  11. Jéssica Muniz setembro 9, 2015 às 4:50 pm #

    Fui levar hoje meu Peugeot 307 pra trocar as eletroválvulas e o óleo, o mecânico colocou um aparelho pra verificar o problema e no aparelho apareceu que o problema estava na cinta. Ele disse que não adiantava trocar as eletroválvulas se não trocar a cinta do câmbio. Só que para isso teria que abrir o câmbio e ficaria entre 2.800 a 3.800. Não sei mais o que fazer.

    • ZEMARX setembro 9, 2015 às 9:22 pm #

      Fique atento a mecânico que atua na área dos câmbios automático. Esse negocio é serio e complexo. O mecânico tem de ter conhecimento, experiencia, honestidade e equipamentos. O meu 307 SD Feline 2.0/16V/Completo/Gasolina/Automático, deu esse problema do tranco lá pelos 80.000KM, troquei as eletroválvulas, junta, limpeza do ima, do filtro e o óleo. Converse com quem realmente entende desse assunto, que vão explicar porque a caixa tem entre 6,5 e 7 Litros de óleo e nesse procedimento só conseguem tirar algo em torno de 5 litros, dai os outros dois que ficam no compartimento tal do cambio, contamina de cara os cinco litros novos colocado. Como não foi necessário abrir o meu cambio, trocou o óleo, rodei 500 KM, voltei lá e mandei trocar o óleo novamente e pasmem, tudo isso numa concessionária Peugeot e o carro ficou beleza, claro que a brincadeira vai passar dos R$ 1.300,00 por conta do valor do litro do óleo. Só apareceu um detalhe mais tarde, pois o cambio tem vários sensores e nesse procedimento, dependendo do KM, é melhor trocar o sensor de pressão do óleo do cambio e interruptor regulador da passagem do óleo para o trocador de calor, mesmo que não apresente anomalia no raster ou lexia, etc. O meu hoje está com 140.000KM (se não negociar ele, pois estou pretendendo comprar um mais novo) vou mandar trocar somente o óleo novamente. Esse cambio é delicado e o óleo deve ser trocado a no máximo cada 50.000 KM. Só lembrando, já vi relatos de pessoas que mandam fazer o cambio, trocam as eletroválvulas, o óleo, o kit incluindo cintas, discos, etc e depois aparecem outros comportamentos, que levam a troca desses sensores que mencionei e até troca do sensor de entrada e houve caso de ter de trocar a caixa/seletor do cambio. Não sei de onde você é, se o profissional que te atendeu tem o devido conhecimento, etc, etc. Mas sugiro que vá a uma concessionária e peça para fazer um escaneamento. Busque parecer de outro profissional. Não é qualquer aparelho de rastreamento, que consegue pegar o problema com exatidão. E ainda, esse cambio tem atualização do software e só em concessionária. Não sou mecânico, apenas tive o problema e as experiências que a maioria já teve e dai resolvi pesquisar a fundo. Confesso, veiculo é show em dirigibilidade, estabilidade é econômico, mas com esse cambio AL4-ADO de 4 machas, não quero nem de graça. Dizem que o fabricante corrigiu as eletroválvulas nos mesmos câmbios, a partir de 2010 (na questão dos Hz de funcionamento). Boa sorte. Att.ZeMarx

  12. junior alves setembro 11, 2015 às 6:23 pm #

    quer continuar tendo problema pro resto da sua vida então continue com esse carro seja qual for o modelo dele 206/207 etc etc etc ,quer ficar feliz e nunca mas ter do de cabeça compra um COROLA ANO 2005 você vai viver feliz ,,e outra coisa comece a pergunta em qualquer oficina que vocês andarem perguntem sobre esse carro que eu acabei de citar ,comprei um Peugeot aut.207 top de linha ,,com 62 km ele deu pau no cambio meu vizinho na mesma época comprou um corola 2003 que já estava com 144km rodados ,o carro dele ja esta com 225 rodados e esta uma maravilha esse lixo chamado Peugeot não presta carro novo quando chegar na faixa de 60km ate 80km prepara o bolso vão por mim se livra em quanto a tempo,comprei um corola 2005 aut com 130 km ja esta com 259 km viajo muito pra Brasilia e rj e o carro e um sonho um espetáculo ,,,Toyota amigos e carro de verdade e o resto e resto papo furado abraços

  13. Robson setembro 16, 2015 às 5:14 pm #

    olá meu O meu 307 2.0/16V/Completo Gasolina anda normal depois que a temperatura chega no Meio. e vc para ele as vezes da uns tranco oque deve ser?

    • Fernando setembro 23, 2015 às 6:02 pm #

      Robson, não sei qual a quilometragem do seu carro, mais é recomendável trocar acima de 60mil, apesar da própria PSA alegar que o fluído é vitalício, contanto que esse cambio não tem nem vareta de medição de fluído. Tranco nas trocas de marcha podem ser também os suportes do motor superior, inferior e do cambio que podem estar ruins.
      Espero ter ajudado, abraços.

  14. Nataly novembro 23, 2015 às 2:55 pm #

    Tenho o mesmo problema que todos vocês, meu Peugeot 307 aut. 2007 Feline hatch, uma porcaria, me assusto com esses trancos horrorosos que ele dá.Vou seguir o conselho do Matheu e ver o que vai dar.

  15. sergio dezembro 9, 2015 às 5:14 am #

    tenho um 307 ano 2007 modelo 2008 esta dando tranco depois que esta quente quando paro em semaforo nossa estou muito arrependido de ter comprado esse carro automatico agora estou ferrado com esse problema estou pensando em entrar em contato com o russumano defesa do consumidor para ajudar todos nos a peugeot tem que arrumar de graça isso e um problema de fabricaçao meu carro esta com 70 mil rodados iae galera vamos entrar em contato com o cherife do consumidor a uniao faz a força se nos se unirmos essa peugeot vai ter que arrumar um problema de fabricaçao e nao de mal uso

  16. junior alves fevereiro 2, 2016 às 8:03 am #

    se hoje eu ganha-se de presente um Peugeot novo saindo da loja eu venderia na mesma semana foi disparado o pior carro que eu tive ,e olha que eu sou muito cuidadoso com meus bens mas esse Peugeot só me deu prejuízo e dor de cabeça qualquer Peugeot são todos uns lixos ,os Peugeot na frança devem ser bons porque os daqui são descartáveis igual a copo de bebe água

  17. saptobr fevereiro 26, 2016 às 1:10 am #

    O meu deu o mesmo problema, pesquisei muito e encontrei um pessoal muito honesto… Passou o scanner e era somente a chave seletora do cambio. Orçamento 280 na concessionária + 300 de mao de obra. Vou levar esse final de semana pra trocar. Pelo q vi são bem entendidos, so usam oleo original da Peugeot nos cambios, que é alemão. Enfim, vamos ver se resolve. Sou de Indaiatuba e a oficina é em Campinas. ZapZap do mecânico: ‪19 97402‑5850‬

  18. rodrigo_cadari@hotmail.com maio 18, 2016 às 10:20 pm #

    o meu 307, da um tranco na troca de marcha da 1ª pra 2ª, e as vzes mesmo o cambio estando em Drive, ele não engata a marcha, como se estive em neutro, ai se acelerar engata mas da um soco medonho. Detalhe: não aparece nenhuma anomalia de cambio no computador de bordo, fui em uma mecanica me passaram que eh problema de horing, que deixa vazar pressão!! sera msm??

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